Atenção com os olhos em junho! Copa e São João necessitam de cuidados com a saúde ocular

Faltam poucos dias para o São João e menos ainda para a estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo na Rússia. A segunda quinzena do mês de junho promete ser bem agitada para o pernambucano. Porém, nas celebrações, um alerta importante: cuidado com a saúde dos olhos. Nas fogueiras juninas, a fumaça liberada pode causar irritações. Já os fogos de artifício em comemoração aos gols do Brasil necessitam de cuidados para não atingir o globo ocular.

De acordo com a oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura, as fogueiras e fogos podem ocasionar desde queimaduras e traumatismos oculares até danos definitivos, além de ardência, conjuntivite, uveíte e alergia. Para ela, a melhor forma de evitá-los é ter cuidado na escolha dos fogos, observar as instruções e manter longe das crianças.

“Nos fogos, é bom não ficar olhando para cima quando for soltar, pois pode cair a fagulha no olho. Tem de ter cuidado com os fogos que não acendem. Geralmente as pessoas vão muito próximas para verificar, ele pode acender repentinamente e atingir a visão. Em relação às fogueiras, a fumaça vai existir. Mesmo você estando em casa, não tem como escapar, dependendo da quantidade de fogueiras nas ruas. O ideal é evitar o contato com o vapor, o fogo. Quem tem olho seco, sentirá mais irritação que o normal”, disse a especialista.

Ela destaca ainda que, para ajudar a amenizar o ressecamento dos olhos com as fumaças, há lágrimas artificiais no mercado que podem auxiliar – porém, a oftalmologista alerta para realizar a compra sempre com prescrição de um profissional.

TV

Muitas pessoas reúnem a família e os amigos para acompanhar as partidas, ocorre a aglomeração em frente à telinha e fica aquela disputa para a melhor posição junto à TV, para acompanhar todos os passos de Neymar, Coutinho e companhia com atenção. Mas será que ficar muito próximo ao aparelho traz problema aos olhos?

“Antigamente, os televisores emitiam uma radiação prejudicial aos olhos, mas agora isso não existe mais. Mas assistir aos jogos de perto pode causar uma fadiga ocular, que gera uma dor de cabeça, além de deixar a musculatura do olho contraída por muito tempo, fazendo com que ela não consiga mais relaxar, gerando uma dificuldade para enxergar de longe. É a chamada vista cansada”, acrescentou Catarina.

Fonte: http://surgiu.com.br/2018/06/13/atencao-com-os-olhos-em-junho-copa-e-sao-joao-necessitam-de-cuidados-com-a-saude-ocular/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll to top