O Julho Turquesa é uma campanha mundial criada pela Tear Film Ocular Surface Society (TFOS) em 2017 para conscientizar sobre a Síndrome do Olho Seco, condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. No Brasil, desde 2020, a ação é organizada pela Associação dos Portadores de Olho Seco (APOS), com apoio da Sociedade Brasileira de Córnea (SBC), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO) e outras entidades médicas e clínicas especializadas. Em 2025, a campanha trouxe eventos marcantes, dados relevantes e ações de mobilização para reforçar a importância do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde ocular.
Estudos indicam que a prevalência da doença do olho seco no Brasil varia entre 12,8% e 24%, afetando potencialmente 27 a 52 milhões de brasileiros. Em São Paulo, uma pesquisa feita pela UNIFESP em parceria com a APOS, detectou uma prevalência de 24,4%, considerando sintomas graves ou diagnóstico clínico.
No dia 18 de julho de 2025, o Cristo Redentor — um dos maiores símbolos culturais e turísticos do Brasil — foi iluminado na cor turquesa. O gesto simbólico, apoiado por diversas instituições, reforçou a mensagem de que a saúde ocular deve ser visível, lembrada e cuidada. A ação contou com divulgação nacional e engajamento nas redes sociais, chamando atenção para a causa.
No domingo, 20 de julho de 2025, das 9h às 13h, voluntários e profissionais de saúde estiveram no Parque Trianon realizando atividades de conscientização e atendimento à comunidade.
As ações incluíram:
“É essencial sensibilizar a população para que o diagnóstico de olho seco seja precoce – quanto antes tratado, menor a progressão da doença e maior a qualidade de vida do paciente.” — Dr. José Álvaro Pereira Gomes, especialista em olho seco e ceratocone.
“Iluminar o Cristo Redentor de turquesa reforça nossa mensagem: a saúde ocular deve ser visível, lembrada e cuidada com atenção.” — Dra. Tais Wakamatsu – Presidente da APÓS.
Além disso, realizamos diversas entrevistas, palestras e lives no instagram para contribuir com uma maior conscientização sobre a doença.
03/07 – Entrevista com Dra. Tais Wakamatsu – Presidente da APOS, com o tema: Julho Turquesa: campanha alerta para impacto do olho seco na qualidade de vida.
https://decomsaudeentrevista.blogspot.com/2025/07/julho-turquesa-campanha-alerta-para.html?m=1
03/07 – Live no Instagram: Dr. José Alvaro Pereira Gomes e Dra. Claudia Del Claro discutem sobre o tema: Julho Turquesa – O que realmente funciona?
https://www.instagram.com/reel/DLqiRsuPEE-/?igsh=cGhocXIwajJudGpq
08/07 – Live SBO 102 anos: Dia a Dia do Consultório – Olho Seco, realizada pela plataforma Zoom.
10/07 – Vídeo no instagram: Dra. Tais Wakamatsu traz informações sobre a doença do olho seco. Contamos com a participação do Laboratório Cristália.
https://www.instagram.com/reel/DL7njqCxjKy/?igsh=ZmtncW5wYm54MXlz
25/07 – Vídeo no instagram: Dra. Tais Wakamatsu esclarece sobre o uso indiscriminado de colírios para o alívio dos sintomas do olho seco. Contamos com o apoio do Laboratório Cristália.
https://www.instagram.com/reel/DMiYbsFph79/?igsh=MW8ydWw0NGF6Zmlvcw%3D%3D
Julho Turquesa 2025 foi mais do que um mês de conscientização: foi um movimento para trazer luz — literalmente — a uma condição ocular que pode comprometer seriamente a qualidade de vida se não for tratada a tempo.
https://www.cbo.net.br/
https://sboportal.org.br/
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